×

Rota das emoções: de Lençóis a Jericoacoara

Para viver a cultura ainda intacta do litoral nordestino, a Rota das Emoções é o roteiro ideal para quem busca conhecer esse pedacinho do Brasil. Um roteiro incrível que passa por três estados – Ceará, Piauí e Maranhão – e liga alguns dos pontos turísticos mais imperdíveis do Brasil: Jericoacoara, Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses.

A maior parte do roteiro é feito a bordo de um veículo 4×4, indispensável para superar as dunas de areia e os duros trajetos entre os pequenas vilarejos. Para começar a rota, é preciso escolher um sentido da viagem, entrando por um aeroporto e saindo por outro. Você pode optar chegar por São Luis e terminar a viagem em Fortaleza, (ou vice-versa).

Caso não tenha muito tempo, há também a opção do Aeroporto de Jericoacoara.

 


 

1 – Lençóis Maranhenses

 

Há duas maneiras de chegar às entradas para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: por Barreirinhas e Atins. Para conhecer as mais belas lagoas, como a Lagoa Azul, Lagoa Bonita e Lagoa do Paraíso, é possível sair de São Luís e seguir para Barreirinhas.

De lá, seguimos em direção à Atins, um vilarejo de pescadores do município de Barreirinhas, localizado na foz do rio Preguiças onde se encontra com o Oceano Atlântico. A vila é rodeada praias, dunas e lagoas de águas cristalinas que se formam durante o período chuvoso.

De Atins é possível seguir viagem, indo de lancha até Caburé, onde pega-se um trecho de carro até Tutóia e daí sai um lindo passeio em direção ao Delta do Parnaíba.

 

 

2 – Delta do Rio Parnaíba

 

É o único delta das Américas que deságua em mar aberto e o terceiro maior do mundo. Suas ramificações desenham um arquipélago com mais de 75 ilhas, dunas, lagoas de água doce e uma exuberante floresta tropical onde ainda se encontram crocodilos, jiboias, capivaras, macacos e aves de rara beleza natural.

 

 

3 – Jericoacoara

 

Em Jericoacoara, onde as belezas naturais são de tirar o fôlego, você pode curtir atrações naturais, caminhadas, passeios de Buggy, quadriciclo e esportes como kitesurf e windsurf.

Aproveite para fazer passeios de buggy pelas formações de dunas do Parque Nacional de Jericoacoara, visitando a famosa Pedra Furada, até a pouco conhecida Lagoa da Pinguela. Também não deixe de passar um dia relaxando nas tranqüilas águas da Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso e, se sua viagem for mais longa, recomendamos ir até Tatajuba.

 

 

4 – Temporada dos ventos em Jericoacoara

A temporada dos ventos em Jericoacoara e no Preá vai de Julho a Janeiro, período no qual os ventos sopram quase todos os dias. A intensidade varia de 20 a 35 nós, sendo os ventos fortes (22 a 30 nós) predominantes na região.

Em setembro, as condições para kitesurf na Praia do Preá são ótimas. Mas aqui entre nós, este mês é mais que perfeito para windsurf na Praia de Jericoacoara. Um verdadeiro show para quem quer praticar ou aprender o esporte!

Jeri é o paraíso do Windsurf. E não precisa ser nenhum profissional para se jogar nessa aventura: a Vila Kalango conta com a escola Ticowind dentro da pousada, que oferece ótimos instrutores e um material de muita qualidade para o esporte.

Já o Rancho do Kite é a escola parceira que fica dentro do Rancho do Peixe, na vizinha Praia do Preá. Com equipamentos sempre atualizados, uma equipe de instrutores poliglotas e preparados para todos os tipos de praticantes: desde crianças e iniciantes até atletas que queiram se aprimorar no esporte.

 

 

Entre em contato agora com a Vivaterra e saiba mais sobre esta fascinante viagem ou também acesse o programa aqui.

 

Mais informações contato@vivaterra.com.br, ou acesse nosso site aqui.

Comentários