×

Deserto de Sal em Salinas Grandes


Salinas Grandes, localizada na província de Salta, noroeste da Argentina, é mais modesta que sua “concorrente” boliviana – Salar de Uyuni – que é o maior deserto de sal do planeta. Mesmo assim, é um ótimo passeio para você explorar a região do noroeste andino.

 

salinas-grandes-blog-2

Contraste de Salinas Grandes

 

A crosta de sal com cerca de meio metro de espessura que forma Salinas Grandes é o resto de um lago que se secou há milhares de anos. Hoje, a área de 12.000 hectares é cortada pela bela rota 52, que liga a Argentina ao Deserto do Atacama. No caminho você tem a chance de ver lhamas, vicunhas, condores e suris, animais típicos dos Andes.

 

salinas-grandes-blog-1

Rota 52 que liga o Salar ao Deserto de Atacama

 

Você estará cercado de branco. Isso mexe com a noção de espaço e senso de direção. Um ponto que parece longe está, na verdade, a poucos metros de distância. Para você ver a falta que faz um referencial. Isso torna Salinas Grandes um dos passeios imperdíveis no noroeste argentino, além do contraste entre as cores.

 

salinas-grandes-blog-3

A ilusão de ótica ofusca o sal por baixo.

 

Dica: Não se esqueça dos óculos de sol, filtro solar e um casaco para se proteger do vento. Beba muita água e, se achar necessário, compre algumas folhas de coca para prevenir o mal de atitude. Salinas Grandes está 4.170 metros acima do nível do mar.

 

Para mais informações envie um e-mail para contato@vivaterra.com.br.

 

(Via 360 Meridianos)

Comentários