×

Conheça o estrelado céu do Atacama

atacama-stars-blog-3

A quantidade de estrelas impressiona até o mais adulto dos adultos.

O deserto do Atacama, é uma região inóspita que vai te surpreender. Múmias, vulcões e locais que mais se assemelham a terrenos lunares e marcianos, é um paraíso para os astrônomos – e também curiosos. Você sempre teve vontade de observar imagens alucinantes do céu através de um telescópio? O deserto te dá essa chance. São 330 noites claras por ano e um dos céus mais limpos de todo o planeta.

atacama-moon-blog-1

O solo do deserto de Atacama é muito parecido com as condições encontradas em Marte.

As saídas para os passeios acontecem de San Pedro de Atacama, principal cidade de apoio do deserto.  Quase sempre às 20h – horário que pode variar dependendo da época do ano.

Os roteiros, sempre acompanhados de astrônomos experientes, começam com uma explicação sobre o céu e suas constelações. Logo depois de entender um pouco mais sobre o que está acima de sua cabeça, começam as observações.

Noite-em-La-Silla,-Observatorio-ALMA---blog-2

Vista do Observatório ALMA, o maior projeto astronômico do mundo.

A partir daí a diversão não tem fim. É fácil ver com clareza as crateras da lua, os anéis de Saturno, a Via Láctea e milhares de centenas de estrelas. Uma coisa é certa: emociona e impressiona a beleza do nosso planeta.

Com os astrônomos fica fácil identificar os astros. Com um laser verde eles apontam tudo quanto é galáxia e planeta. A aventura dura cerca de três horas – que parecem minutos quando você está por lá. No fim, um delicioso chocolate quente pra espantar o frio do deserto.

atacama-stars-blog-4

Sim, você poderá ver a Via Láctea.

Uma dica: dá para ver um número muito maior de astros durante a lua nova. Quando a lua está cheia o céu está claro e muitas galáxias ficam praticamente invisíveis. Dê uma olhada no calendário lunar antes de viajar.

Mais informações info@vivaterra.com.br, ou acesse nosso site: www.vivaterra.com.br

Comentários