×

Chile, Bolívia e Peru

Dias
16
Melhor época
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Lugares Visitados
Deserto do Atacama, Salar de Uyuni, Potosi, La Paz, Puno, Lago Titicaca, Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu.
Á partir de
USD 4.995
Horário Local
07:15

Nesse roteiro de 16 dias, percorreremos 3 dos mais enigmáticos países da América do Sul. Começaremos pelo Deserto do Atacama no Chile, trata-se da região mais árida do planeta, onde encontraremos lagos coloridos, vales pitorescos, gêiseres, vulcões, petróglifos e povoados que ainda guardam costumes pré incaicos. Cruzaremos a fronteira com a Bolívia para caminhar pelo maior Deserto de Sal do mundo. Com mais de 10 bilhões de toneladas de sal, o Salar de Uyuni é o resultado da evaporação de lagos pré-históricos, há alguns milhares de anos. Finalizaremos com o Peru, berço da cultura inca que abriga uma enorme quantidade de monumentos históricos, igrejas e sítios arqueológicos capazes de contar a história e a cultura dos povos indígenas e hispânicos.

1º dia

Origem – Santiago – Calama – San Pedro de Atacama

Embarque em voo com destino a Santiago, chegada e conexão em voo com destino a Calama. Chegada, recepção e traslado até o hotel em San Pedro de Atacama. Hospedagem.

2º dia

San Pedro de Atacama – Salar de Atacama, Laguna Miscanti e Laguna Tuyajto

Sairemos de San Pedro (aprox. às 08h00) rumo ao povoado de Toconao, entre a Cordilheira dos Andes e o Salar de Atacama, com paisagens impressionantes de vulcões e da planície do salar. Visitaremos Toconao, pequeno povoado colonial com pitorescas construções de pedra liparita e a antiga igreja de San Lucas. Continuaremos até a Quebrada de Jerez, banhada pelo Rio Toconao. A região possui um micro clima especial para a produção de frutas como peras e marmelos. Sairemos com destino ao Salar de Atacama – Reserva Nacional Los Flamencos – uma área protegida que apresenta blocos de sal e lagoas com sal em formação, habitada por aves típicas deste ecossistema. A viajem continuará até Socaire, a 3200 metros de altitude, um povoado de origem pré-hispânica que se destaca por seu tradicional cultivo em terraços agrícolas e casas típicas do estilo atacamenho: paredes de pedra e teto de barro e madeira. Visitaremos também as lagoas Miscanti e Miñiques, localizadas a 4.000 metros de altitude, de águas azuladas rodeadas por vulcões e habitadas por aves andinas. Logo seguiremos cruzando o altiplano até chegarmos ao impressionante Salar de Talar, onde águas de cor turquesa e montanhas pintadas pelo sal arrastado pelo vento, formam uma paisagem inimaginável. Conheceremos a Laguna Tuyajto, a 4430 metros de altitude, escondida no coração da Cordilheira dos Andes, rodeada por vulcões e montanhas de cor marrom e vermelha, vales amarelos e rochas negras que contrastam fortemente com o verde celeste das suas águas, que junto ao intenso azul do céu atacamenho formam uma paisagem inesquecível. O almoço neste dia será um pic nic em meio a uma paisagem cercada por lagoas. Retorno ao hotel em San Pedro.

3º dia

San Pedro de Atacama – Geisers del Tatio – Valle de La Luna – Valle de La Muerte

Deixaremos o hotel às 04h30 para observar os Gêiseres Del Tatio em ação. Café da manhã e caminhada ao redor do campo geotermal. Trata-se de um campo geotérmico localizado na Cordilheira dos Andes (4.200 metros de altitude), que apresenta nas primeiras horas da manhã uma impressionante atividade de fumaça produzida pelas altas temperaturas de suas aquosas crateras.

Atenção: Recomendamos o uso de roupas que aqueçam adequadamente, pois, nesse dia a temperatura pode chegar até a -15º C. Levar gorro, luvas, cachecol, meias e jaquetas resistentes ao frio e que podem ser alugadas localmente.

No regresso a San Pedro, faremos um desvio para as Termas de Puritama. Momento para relaxar depois de uma jornada difícil. Localizadas a 40 km de San Pedro, no interior de um imenso cânion. Suas águas com poder medicinal se mantém a temperatura de 33,7 graus célsius. Um almoço será preparado para esta ocasião onde a boa companhia e um bom vinho chileno farão deste dia uma experiência inesquecível. Retorno ao hotel e tempo para descansar.

No final da tarde, saída para o Valle de La Luna e Valle de La Muerte. O Valle de La Luna consiste em um extraordinário atrativo por sua semelhança com a superfície lunar. É um coliseu natural de grandes dimensões. De uma grande duna apreciaremos a beleza do lugar. Retorno ao hotel.

4º dia

San Pedro de Atacama – Deserto Siloli

Partiremos de San Pedro rumo à fronteira com a Bolívia, percorreremos 45 km. Alcançaremos os 4700 metros de altitude, até chegarmos ao posto de imigração localizado próximo ao Vulcão Juriques. Aqui, mudaremos de carro e continuaremos em um veículo 4×4. Desceremos até as Lagunas Blanca e Verde, com uma incrível vista para o Vulcão Licancabur. Cruzaremos o Paso Del Condor, até chegarmos ao “Deserto de Dali”, onde as formações rochosas lembram as obras do famoso artista. Continuaremos até as termas de Polques, onde almoçaremos. A partir daqui, seguiremos para os gêiseres Sol da Mañana, onde uma explosão de cores se mesclam nas piscinas de lama em ebulição. Continuaremos cruzando o altiplano até atingirmos uma das lagunas mais impressionantes dos Andes Bolivianos, a “Laguna Colorada”, lar de milhares de flamingos que buscam alimentos na água. A partir daqui, seguiremos por mais 20 minutos até a “árvore pedra”, famosa formação rochosa. Cruzaremos o Deserto de Siloli até nosso destino final, o Hotel del Desierto – Tayka.

5º dia

Deserto Siloli – San Pedro de Queméz

Após o café da manhã, sairemos rumo ao norte para explorar as chamadas jóias andinas. Trata-se das Lagunas: Charcota, Edionda, Honda e Capaña. A partir daqui desceremos e atravessaremos o “Salar de Chipana”. Seguiremos para as Cuevas das Galaxias, impressionantes grutas de rocha vulcânica. Por fim, chegaremos até a cidade de San Pedro de Queméz, povoado famoso na história da Bolívia, já que durante a invasão chilena na Guerra do Pacífico, em 1879, toda a cidade foi queimada. Pernoite no Hotel de Piedra – Taika.

6º dia

San Pedro de Quemez – Uyuni – Colchani

Neste dia, considerado o mais importante da expedição, entraremos no grande e majestoso Salar de Uyuni. Chegaremos na maravilhosa Ilha Incahuasi ou llha do Pescado, o lar de milhares de cactos e uma das paisagens mais espetaculares do salar, localizada na parte superior da ilha, onde se chega por uma trilha de aproximadamente  500 metros. Almoçaremos na ilha para então começarmos a travessia pelo deserto de sal, onde observaremos os “ Olhos do Salar”, formações hexagonais formadas naturalmente. Veremos o processo de cristalização do sal e desfrutaremos do pôr do sol que é considerado um dos mais espetaculares deste planeta. Pernoite em um dos hotéis construídos a base de sal: Luna Salada, Palacio De Sal ou Cristal Samaña (todos são da mesma categoria).

7º dia

Colchani – Potosi

Após o café da manhã, conheceremos o processo de extração de sal no salar, veremos os montinhos de sal curiosamente feito pelos moradores. A partir daqui, seguiremos para a cidade de Uyuni, onde teremos tempo para visitar o mercado central, as lojas de artesanato e o cemitério de trens. Então partiremos rumo à cidade de Potosi, localizada a 250 km.  Nossa primeira parada será a Vila de Pulacayo, umas das primeiras cidades mineiras do mundo! Aqui está a mina de prata mais importante do século XIX, a locomotiva assaltada pelos americanos Butch Cassidy e Sundance Kid, a casa do presidente Aniceto Arce, o primeiro cinema de Potosi, dentre outros pontos interessantes desde local. Continuaremos até chegarmos às rochas do Vale de San Juan, um incrível vale de formações rochosas surpreendentes, onde faremos uma pausa para almoçar. Continuaremos nossa viagem através deste espetacular vale até a cidade de Potosi (atividades, dependendo do horário de chegada). Hospedagem no Hotel Coloso.

8º dia

Potosi – Sucre (conexão em Santa Cruz) – La Paz (Quartas, Quintas, Sextas, Domingos)

Após o café da manhã, dependendo do horário do voo para La Paz, haverá tempo para conhecermos outras curiosidades de Potosi. Traslado até Sucre (160 km). Chegada no aeroporto de Sucre a tempo de embarcar no voo com destino a La Paz. Chegada em La Paz, capital da Bolívia. Recepção e traslado até o hotel selecionado.

9º dia

La Paz – Ilha do Sol – Puno

Traslado até Huatahata e saída em Catamarã para visitar a  Ilha do Sol no Lago Titicaca. Almoço incluído. Após o desembarque, faremos a travessia da fronteira da Bolívia com o Peru. Traslado até o hotel escolhido em Puno.

10 dia

Puno – Ilhas Taquile e Uros

Após o café da manhã, faremos um passeio de barco pelo Lago Titicaca (3.800 metros de altitude) seguindo até a Ilha de Uros, com belíssimas vistas do Lago Titicaca. Seguiremos para Taquile, onde conheceremos a hospitalidade de seu povo, interagindo com a comunidade e conhecendo a sua cultura. Inclui almoço. Pernoite em Puno.

11º dia

Puno – Cusco

Pela manhã, embarcaremos em um ônibus turístico com destino a cidade de Cusco. Serão feitas paradas em sítios arqueológicos e museus (aprox. 10h00 de viagem). Inclui almoço. Acomodação no hotel escolhido.

12º dia

Cusco / Sítios Arqueológicos e Catedrais

Manhã livre.  À tarde, visitaremos os Sítios Arqueológicos de Sacsayhuaman, Kenko, Tambomachay e Pukapukara, nos arredores de Cusco. Visitaremos as catedrais e museus na cidade de Cusco. Noite livre para curtir os pubs e bares da capital do Império Inca.

13º dia

Cusco – Valle Sagrado – Ollantaytambo

Visitaremos o sítio arqueológico de Ollantaytambo, no Vale Sagrado do Rio Urubamba (início do Rio Amazonas) com almoço incluído. Obs: As terças, quintas e domingos esta excursão inclui a visita ao mercado de Pisac. Pernoite no hotel escolhido no Vale Sagrado.

14º dia

Vale Sagrado – Machu Picchu – Aguas Calientes

Partiremos cedo para a estação de trem de Ollantaytambo, ticket incluído. Desembarcaremos em Aguas Calientes. Subiremos até Machu Picchu para uma visita acompanhada por guias locais, eles explicarão a história desta que foi uma das mais curiosas civilizações do planeta. Após a visitação, para os mais aventureiros, haverá a oportunidade de percorrer uma pequena trilha até o cume do Huayna Picchu, desfrutando de um visual impressionante e inigualável de Machu Picchu. Descida e pernoite em Águas Calientes.

15º dia

Aguas Calientes – Cusco

Neste dia, seguiremos em um trem turístico com destino a estação de Ollataytambo. De lá, traslado até Cusco (aprox. 04h00 de viagem). Pernoite em Cusco.

16º dia

Cusco – Lima – Brasil

Em horário oportuno, traslado até o aeroporto para embarque de retorno ao Brasil com conexão em Lima. Fim de nossos serviços.

• Seguro Viagem (limite de idade 70 anos).

San Pedro de Atacama
• Traslado Calama/San Pedro em serviço compartilhado
• 3 noites de hospedagem com café da manhã e impostos
• Excursões em serviço compartilhado (entradas não incluídas): Salar de Atacama, Lagunas Altiplanicas, Laguna Tuyajto
• Geisers Del Tatio, Termas de Puritama, Valle da Lua e Valle da Muerte (inclui café da manhã tipo pic-nic nos geisers + 02 almoços tipo pic-nic com bebidas – entradas não incluídas).

Travessia pelo Salar de Uyuni
• Traslado até a fronteira com a Bolívia
• Expedição de San Pedro até Potosi de 4 noites / 5 dias em veículo 4X4 Toyota Land Cruiser com pensão completa (sem bebidas) e acompanhamento de guia/cozinheiro (não inclui jantar em Potosi e no último dia inclui somente café da manhã) – entradas não incluídas
• 1 noite de hospedagem no Deserto do Siloli | Hotel del Desierto – Rede Taika
• 1 noite de hospedagem em San Pedro Quemez | Hotel de Piedra – Rede Taika
• 1 noite de hospedagem em Colchani – Hotel Luna Salada ou Palacio de Sal ou Cristal Samaña (todos os hotéis são construídos a base de sal e são da mesma categoria)
• 1 noite de hospedagem em Potosi com café da manhã
• Traslado até o aeroporto de Sucre.

La Paz
• Traslado aeroporto / hotel
• 1 noite de hospedagem com café da manhã
• Excursão de dia inteiro com navegação em catamarã saindo de La Paz, visita a Ilhas do Sol e traslado até o hotel em Puno no Peru (inclui almoço).

Puno
• 2 noites de hospedagem com café da manhã
• Navegação Ilha de Uros e Taquile com almoço – serviço compartilhado
• Traslado até a estação rodoviária
• Ticket de ônibus turístico de Puno para Cusco com visitas a sítios arqueólogos e museus. Duração aproximada de 6 horas (inclui almoço).

Cusco – Vale Sagrado – Machu Picchu
• Traslados de chegada e partida
• 3 noites de hospedagem em Cusco com café da manhã
• Excursão City Tour + Ruínas – serviço privativo (inclui entradas)
• Excursão de dia inteiro Vale Sagrado – serviço privativo (inclui almoço e entradas)
• 1 noite de hospedagem no Vale Sagrado com café da manhã
• 1 noite de hospedagem em Aguas Calientes com café da manhã
• Visita as Ruínas de Machu Picchu (inclui almoço e entradas)
• Tickets de Trem (Categoria Essencial: Expedition/ Categoria Confort: Vistadome) Vale Sagrado // Aguas Calientes // Vale Sagrado + traslado para Cusco.

• Passagens aéreas nos trechos Brasil/Santiago/Calama – Sucre/La Paz – Cusco/Lima/Brasil
• Taxas de embarque
• Entradas para os parques visitados no Atacama e na Bolívia
• Refeições e bebidas não mencionadas
• Gastos extras, pessoais e gorjetas
• Qualquer serviço não mencionado como incluso.

Categoria Essencial

Destino Hotel Acomodação Noites
Deserto do Atacama Casa de Don Tomas Standard 3
Deserto Siloli Hotel Del Desierto – Tayka Standard 1
San Pedro Queméz Hotel De Piedra – Taika Standard 1
Colchani Luna Salada, Palacio De Sal e Cristal Samaña Standard 1
Potosi Hotel Coloso Standard 1
La Paz Rosário Hotel Standard 1
Puno Casona Plaza Puno Standard 2
Cusco Los Portales Standard 3
Valle Sagrado Inkalpa Standard 1
Trem Expedition
Aguas Calientes El Mapi Superior 1

Categoria Confort

Destino Hotel Acomodação Noites
Deserto do Atacama Kimal Standard 3
Deserto Siloli Hotel Del Desierto – Tayka Standard 1
San Pedro Queméz Hotel De Piedra – Taika Standard 1
Colchani Luna Salada, Palacio De Sal e Cristal Samaña Standard 1
Potosi Hotel Coloso Standard 1
La Paz Ritz Apart Hotel Standard 1
Puno Soneta Pousada del Inca Standard 2
Cusco Costa del Sol Ramada Contemporânea 3
Valle Sagrado Casa Andina Private Standard 1
Trem Vistadome
Aguas Calientes Casa del Sol Superior 1

Categoria DBL TPL 4 PESSOAS EM 2 APTOS DBL
Essencial USD 4.995 USD 4.645 USD 4.680
Confort USD 5.495 USD 5.025 USD 5.145

Validade:  de 01 de janeiro até 20 de dezembro de 2019 (exceto feriados).

Valores informados em Dólares (USD): Preços por pessoa e condições sujeitas à alteração e confirmação sem aviso prévio. Lugares sujeitos a disponibilidade. Tarifas válidas somente para passageiros brasileiros. Para estrangeiros, consulte-nos.

Prazo de pagamento da viagem
Até 48 horas após o envio da confirmação ou de acordo com os prazos solicitados pelos fornecedores de serviços turísticos.

Forma de pagamento financiado
40% de entrada via cheque, depósito ou transferência bancária e saldo de 60% em 3X sem juros no cartão de crédito internacional – pessoa física (emitidos no Brasil). Para parcelamento mais longos haverá cobrança de juros.

Forma de pagamento 100% no cartão
100% do valor do pacote + 3,5% de taxa financeira em 1X no cartão de crédito internacional – pessoa física (emitidos no Brasil).

IMPORTANTE Os valores e formas de pagamentos acima poderão sofrer alterações de acordo com a política individual de cada hotel.