×

Explore a mítica Patagônia

A patagônia é localizada no extremo sul da América do Sul, que abrange parte da Argentina e do Chile. Um território virgem, pouco explorado e de poucos habitantes. Uma das regiões mais despovoadas do Planeta, é riquíssima em recursos naturais e de uma beleza incomparável.

O nome “Patagônia” foi dado por Fernão de Magalhães. Uma das versões, diz que os habitantes vestidos com peles, cabelos hirsutos e pintura no rosto, teriam lhe lembrado Patagón, monstro literário, personagem de uma famosa novela medieval do século XVI, mas a versão mais aceita é a que o navegante teria ficado impressionado com o tamanho das pegadas de um dos povos nativos, os Tehuelches, e inspirado o nome neste fato.

torres_paine_chile_blogA região da Patagônia reúne lagos, rios, montanhas, vales e oceanos, numa sucessão de imponentes paisagens, um lugar único onde a natureza se manifesta em todo o seu esplendor.

Foi na Patagônia que Charles Darwin concebeu uma das mais revolucionárias teorias da era moderna: Origem das Espécies.

Melhor Época para conhecer

As estações do ano em ambos os países são em épocas semelhantes as do Brasil. No verão (de dezembro a meados de fevereiro), as temperaturas amenas, existe a possibilidade de avistar vários animais e desfrutar da natureza. Atrai uma maior quantidade de turistas, com isto, o preço sobe e nem sempre há lugares suficientes nos passeios contratados, é preciso reservar tudo isso com antecedência.

No outono já é bem mais frio, a paisagem muda de cor revelando as belas paisagens da estação. O inverno é bom para quem pretende esquiar e desfrutar da neve, muitos passeios não acontecem nessa época. A primavera é uma ótima opção, a estação de esquí de Ushuaia (Cerro Castor) normalmente fica aberta até a primeira quinzena de outubro e muitos dos passeios também reiniciam suas atividades nesta época.

Parque Nacional Torres del Paine

O principal atrativo deste Parque Nacional e Reserva da Biosfera, são suas famosas montanhas. Mas também você se surpreenderá com seus circuitos de trekking que atravessam matas, morros, quedas de água e lagos, com vistas privilegiadas.

Torres-del-Paine---Chile_blog

Famosa Torres del Paine, na patagônia chilena.

Para curtir o parque, opções não faltam. Aqueles que vêm de El Calafate ou têm poucas horas para curtir tudo, devem focar em rápidas caminhadas até o pé das torres de granito (1h30 a 2h30, em média) ou embarcar numa excursão que passará por pontos como a fotogênica vista do maciço a partir do lago Pehoé e a geleira Grey (bela, mas não tão impressionante como sua irmã argentina Perito Moreno).

Aos mais aventureiros, porém, vale tentar o desafiante Circuito “W”, que faz um caminho de quatro dias entre os vales das Torres, e o ainda mais longo “O”, que dá a volta em torno da montanha e chega a cerca de 1350 metros de altitude, uma trilha que toma entre 7 e 10 dias para ser completada.

Hike-in-Patagonia_blog

Trekking W na em Torres del Paine.

Patagonia?Torres-del-Paine?Juan-Jaeger2_blog

Para mais informações sobre viagens para a Patagônia, acesse vivaterra.com.br.

Comentários