×

A História Barroca de Minas Gerais

 

mg-brasil-barroco

Uma pedaço da arquitetura barroca do Brasil

Entender a formação histórica de nosso país, é ter a certeza que vai encontrar um show de gastronomia, belas paisagens e que vai visitar as cidades históricas de Minas Gerais. As cidades possuem um rico e incomparável acervo artístico e arquitetônico, encontrados nas suntuosas igrejas, museus, ruas e casas que preservam toda a tradição e cultura.

Marcadas pelo ciclo do ouro, escravidão e ideais revolucionários como a Inconfidência Mineira, as cidades históricas guardam relíquias como a arte barroca, conhecida no mundo inteiro pelas obras de artistas como Aleijadinho e Ataíde. Minas Gerais possui o maior acervo barroco do Brasil e algumas cidades como Diamantina e Ouro Preto receberam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A religiosidade de Minas está expressa nas belíssimas igrejas e festas populares que atraem turistas de todas as partes.

ouro-preto

Igrejas com arquitetura colonial são facilmente encontradas em Ouro Preto

Ouro Preto

Fundada em meados de 1698, guarda o maior conjunto de arquitetura barroca do Brasil. Principal referência de cidade histórica, a antiga Vila Rica foi construída por escravos e artistas como Aleijadinho, no auge do ciclo do ouro, possuindo um valioso acervo cultural em suas igrejas e museus, e em 1720 foi escolhida como capital da recém-criada capitania de Minas Gerais. Quem a visita ganha uma verdadeira aula de história, da época da escravidão, passando pelo movimento da Inconfidência Mineira. Por tudo isso recebeu o título de Patrimônio da Humanidade, sendo, inclusive, a primeira cidade brasileira a receber essa condecoração.

Ouro-Preto-Panoramica

Vista lindíssima da cidade de Ouro Preto

Tiradentes

Talvez a cidade mineira seja a que mais investiu em infraestrutura turística nos últimos anos. Abrigando paulistas, cariocas, franceses e alemães, consegue reunir todos os elementos que representam Minas Gerais, através da história, cultura, arte e culinária. Encontra-se também em Tiradentes, um dos mais belos acervos barrocos do país e as lembranças da época da Inconfidência Mineira, riquezas que a tornaram um Patrimônio Histórico Nacional.

tiradentes

Excelente infraestrutura turística, é um dos pontos favoráveis da cidade

Com excelentes hotéis, pousadas estreladas, restaurantes administrados por chefs de cozinha famosos e lojinhas de arte e artesanato descoladas, tornam Tiradentes um destino para todo ano e para todas as idades.

Mais informações info@vivaterra.com.br, ou acesse nosso site: www.vivaterra.com.br

Comentários