×

A distante Rapa Nui

Considerada a ilha mais remota do mundo, Rapa Nui foi nomeada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1995. Distante 3.700 km do continente americano em seu ponto mais próximo, as costas do Chile. A ilha de Pitcairn, o lugar povoado mais próximo, está localizada a quase 2.000 km ao sudoeste.

Os primeiros habitantes tinham chegado a Ilha de Páscoa há 1.400 anos – ou como os nativos da Ilha preferem chamá-la: Rapa Nui – provenientes da Polinésia. Desta época data o desenvolvimento do rongo rongo, um sistema de escritura indecifrável, e o culto aos ancestrais, personificados nos moai, enormes estátuas de pedra vulcânica das que chegaram a ser construídas mais de 900.

Ilha-de-Páscoa---Chile---Pawel-ToczynskiAs grandes estátuas que tornam a Ilha de Páscoa conhecida, são chamadas de Moai. As esculturas de pedra (que pesam toneladas) representam reis, guerreiros e sacerdotes que se destacaram em sua cultura, e existem cerca de 900 no local. Como os egípcios, os pascoenses também tinham hieróglifo: rongo-rongo, única linguagem escrita de toda Polinésia. Até hoje não foi possível decifrá-la.

Rapa-Nui_paisaje
Vista de cima do Vulcão da Ilha, e a fundo, a cidade de Hanga Roa.

A cultura Rapa Nui chegou até os nossos dias guardando grande parte de suas formas originais. Muitos orgulhosos de sua cultura, seus habitantes a tem conservado e transmitido de geração a geração.
O vananga, a língua falada pelos Rapa Nui, continua sendo utilizada ativamente; as danças, como o Sau-sau e o Tamuré, junto à música tradicional, continuam animando festividades e cerimônias. A gastronomia também é guardiã de antigas receitas, como o Tunuahi, onde o peixe é cozido sobre pedras vulcânicas aquecidas com lenha.

Island?Isla-de-Pascua?Juan-Jaeger1
Dança típica Rapa Nui.

As festas tradicionais são abundantes na ilha durante todo o ano, entretanto uma delas congrega maior dedicação e as mais altas expectativas das pessoas: a Tapati. Realizada no mês de fevereiro, nela são organizados grupos que competem entre si em diferentes e ancestrais provas, nas que também podem participar os viajantes que chegam à ilha.

C&H_Isla-de-Pascua_Fiesta-TapatiRestou a cidade de Hanga Roa para contar a história, e suas paisagens: vulcões, trilhas, mar para mergulho e canoagem.

Para mais informações sobre viagens acesse vivaterra.com.br.

Comentários